PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO – REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Provavelmente, se você chegou a esse artigo, em algum momento lhe foi oferecido o serviço de “Planejamento Previdenciário” e restou a dúvida sobre o que seria, através do presente artigo pretendemos explicar o que o referido planejamento pode fazer pela sua vida de aposentadoria.

O que é o planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário nada mais é do que uma visão futura sobre como poderá ser a vida do segurado aposentado, ou seja, apresentará uma análise sobre qual benefício previdenciário é mais vantajoso ou não, quanto tempo de contribuição o segurado tem naquele momento da elaboração do planejamento e quanto terá no momento em que requerer a sua aposentadoria, qual será o valor aproximado dos benefícios previdenciários disponíveis ao segurado conforme for completando os requisitos e carências necessárias.

Por que fazer um planejamento previdenciário?

A preocupação de qualquer cidadão é como irá ganhar dinheiro o suficiente para manter estável a sua vida, exatamente por isso costumamos buscar sempre o melhor emprego, que ofereça os melhores benefícios, vantagens e estabilidade para nossa vida.

Seguindo esse raciocínio, por obvio, também nos preocupamos como iremos ter dinheiro quando não pudermos mais trabalhar, seja por uma eventual doença incapacitante ou por idade avançada.

É exatamente nesse ponto que entra a preocupação com a aposentadoria e então, dentre as diversas dúvidas que surgem sobre esse tema, as 02 principais dúvidas são: quanto irei ganhar na minha aposentadoria e quando irei me aposentar.

São respostas facilmente respondidas pelo planejamento previdenciário, inclusive, através de tal planejamento também é possível programar um valor de aposentadoria mais perto do que o cidadão entende como satisfatório para a sua sobrevivência no futuro.

Ou seja, o planejamento previdenciário, quando feito por um bom profissional, é capaz de planejar o caminho a ser trilhado para alcançar a renda que o cidadão entende como suficiente para a sua sobrevivência e independência financeira no futuro, quando estará mais trabalhando ativamente.

Quais são os principais pontos do planejamento previdenciário?

Nesse ponto, vale observarmos que a legislação previdenciária sofreu grandes mudanças com a Emenda Constitucional nº 103/2019, e com isso surgiram diversas regras de transição que podem ser aplicadas para aqueles que já eram segurados da Previdência Social no momento da vigência da referida emenda constitucional.

Portanto, para um bom planejamento previdenciário é necessário que o profissional tenha total conhecimento sobre a legislação previdenciária como um todo, muitas vezes sendo necessário que esse tenho conhecimento sobre regras passadas e atuais do Regime Geral da Previdência Social.

Assim, os principais pontos que devem ser observados para a elaboração do planejamento previdenciário, são:

  • Comparar o CNIS do segurado com a sua CTPS, carnês de contribuição ou documentos empresários em que consta como sócio, para verificar se todos os períodos efetivos de contribuição do segurado são informados no CNIS.
  • Entender a renda que o segurado pretende receber quando se aposentar, a fim de que seja possível realizar planejamento para que alcance referida renda, observando a necessidade de contribuições de valores maiores por determinado período de tempo.
  • Há alguma regra de transição que interessa ao quadro previdenciário do segurado? Se sim, definir quais regras de transição são cabíveis.
  • Apresentar ao segurado quais são as opções de benefícios previdenciários disponibilizados, inclusive demonstrando em quanto tempo preencherá os requisitos para cada benefício, considerando ou não as regras de transição existentes à época da elaboração do planejamento previdenciário.
  • Esclarecer no planejamento previdenciário qual será o valor da renda mensal inicial (RMI) para cada opção de benefício previdenciário, também considerando ou não cada regra de transição aplicável ao caso.

 

Ficou com dúvida ou tem interesse em realizar o seu planejamento previdenciário? Entre em contato conosco.

 

Autora: Dra. Viviane Regina Vieira Lucas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *